Neste texto (e vídeo) vamos apresentar três maneiras de como fazer muda de alecrim.
Para ver o vídeo – CLIQUE AQUI.
Importante: estas três formas precisam que você já tenha um pé de alecrim ou pelo menos tenha acesso a algum pé.
FAZER ESTAQUIA NA TERRA
IMPORTANTE: existe mais de uma dezena de vídeos no Youtube demonstrando como fazer muda de alecrim e as informações são bem diferentes e algumas inclusive conflitantes. O fato é que o alecrim é uma planta bastante fácil de enraizar e, portanto fácil de fazer muda.
PASSO 01 – separe da planta um galho de 15 a 20 centímetros.
O consenso geral é utilizar galhos mais lenhosos, mas há quem prefira utilizar as pontas.
Algumas pessoas cortam, inclusive, a parte superior do galho. Eliminam a parte que possui o caule esverdeado. Na prática não é necessário.
PASSO 02 – elimine as folhas da parte de baixo do galho, cerca de 06 centímetros.
PASSO 03 – com uma faca você irá desbastar cerca de 3 centímetros da parte de baixo do galho.
PASSO 04 – você irá enterrar está ponta na terra e sua muda estará pronta para evoluir.
CUIDADOS INICIAIS: neste primeiro momento é importante que a muda pegue menos sol até enraizar – umas duas horas por dia.
Também é importante manter o solo úmido, apesar do alecrim preferir solos mais secos, para o enraizamento é importante que haja umidade.
ESTRUTURA: este procedimento pode ser feito tanto direto no chão ou no vaso em que ele for ficar de forma permanente, não há necessidade de fazer a muda em uma estrutura especial e depois transplantá-lo.
ALTERNATIVAS: pode se fazer esta mesma metodologia com galhos menores e aí sim, fazer um vaso menor (ou copo plástico) para depois transplantar para o local definitivo. Funciona também, mas por experiência própria a efetividade é menor.
FAZER ESTAQUIA NA ÁGUA
O processo inicial é o mesmo da estaquia na terra, você vai separar um galho de 15 a 20 cm de altura, de preferencia com boa aparência e com estrutura de caule lenhosa. Você vai tirar as folhas da parte de baixo e desbastar a região inferior.
Só que ao invés de colocar na terra irá colocar na água.
IMPORTANTE: o alecrim (ao contrário de outras plantas) enraíza muito bem direto na terra, então não há necessidade de desenvolver a muda na água. É uma opção mas acaba não sendo a mais eficiente.
FAZER O ENRAIZAMENTO NO PRÓPRIO PÉ
Se você possui um pé grande de alecrim (no chão ou em vaso) e possui espaço ao lado, você pode simplesmente pegar um galho que está mais próximo do solo, levar a parte inferior dele para o chão e depois cobrir esta parte com terra. Pressione bem a terra para que o galho não suba.
Ele continua fazendo parte da outra planta, mas em pouco tempo ele irá enraizar o que lhe permitirá separá-lo e desenvolver um novo pé que poderá ser transplantado.
VOCÊ NÃO TEM ACESSO A UM PÉ DE ALECRIM? E AÍ, COMO FAZER MUDA DE ALECRIM?
Se você não tem um pé de alecrim no seu jardim (ou conheça alguém que tenha) sua opção se resume a duas situações:
– comprar uma muda na floricultura;
– comprar sementes e desenvolver as mudas.
Sou super a favor de plantar através de sementes, mas no caso do alecrim tenho algumas restrições.
Dificilmente você encontra uma quantidade pequena de sementes para comprar. Apesar de ser barato há toda questão do desperdício.
Além disso, o alecrim tem um ciclo de maturação de 45 a 60 dias entre germinação e maturação.
Então, em função destes dois motivos, eu recomendo comprar a muda pronta direto de uma floricultura, você vai pagar um pouco mais, mas evitará desperdício e também agilizará o seu processo.
Quer aprender a como cuidar do seu pé de alecrim?
Nós preparamos um texto com dicas a respeito dos principais questões que você precisa ter atenção com seu pé de alecrim para que ele cresça de forma saudável.
Para ler o texto CLIQUE AQUI.
Veja mais dicas como essa no nosso canal do YouTube, acesse MANUAL DO JARDIM.
Deixar um comentário