Não é de hoje que as suculentas são as plantas favoritas para se ter em casa, afinal, reza a lenda que elas são super fáceis de cuidar, não é mesmo? Mas será que é bem assim?

Hoje trouxemos para vocês um guia básico de como cuidar da sua suculenta para que ela fique sempre linda, cresça e se mostre e exiba cores ainda mais vibrantes por muitos anos.

Quando você adquire sua suculenta em uma floricultura, preste atenção na planta que está adquirindo. Observe manchas que são sinais de doenças ou ainda insetos que são fatores que enfraquecem ela além de poderem se espalhar para as outras suculentas na sua casa.

Após escolhida a sua nova plantinha você pode manter ela no vaso em que está ( o que não recomendamos muito) ou você pode optar pelo transplante dela para um novo vaso. Nesse sentido é muito importante observar duas coisas:

1. Se você é novo no cultivo de plantas, não opte por vasos sem furos – vasos de cimento e mesmo de cerâmica são muito lindos no pinterest, mas não são tão práticos assim. A nossa dica é que primeiramente você se adéque às regas para não afogar sua plantinha.

2. Dependendo do lugar onde você mora, alguns vasos vão favorecer o crescimento da sua suculenta. Por exemplo: se você está no norte do Brasil onde tem muita umidade, os vasos de barro não impermeabilizados são uma ótima escolha uma vez que absorvem o excesso de água do substrato; Agora, se você mora no nordeste ou centro-oeste onde o clima é muito seco, os vasos de plástico proporcionam uma melhor retenção de umidade.

Vaso escolhido, vamos para o segundo item de extrema importância para sua plantinha.

 

SUBSTRATO PARA SUCULENTAS

Suculentas na natureza são encontradas sempre em solos mais ácidos, leves (sem muita matéria orgânica) e aerados. Você pode comprar seu substrato pronto ou ainda mesmo fazer o seu. A dica para deixar seu substrato mais ácido é acrescentar pó de casca de pinus, turfa ou ainda fibra de coco. Quando for replantar sua suculenta, observe se as raízes estão ocupando todo o vaso ou se a terra está muito compactada. Descompacte essa terra sem medo e realoque a sua suculenta em um vaso maior e com o substrato novo. Ah, muito importante, como o substrato é muito leve e aerado, é legal colocar uma manta de drenagem no vaso antes do substrato e também não encher demais seu vasinho para evitar que terra caia quando você for regar.

 

COMO REGAR SUCULENTAS

Falando em rega, essa é uma questão muito questionada (e não só sobre suculentas). Aqui vale aquela regra básica. Regue sempre que o substrato estiver seco. E como você vai saber se ele está seco? Usando o “dedômetro” – coloque seu dedo dentro da terra e sinta. Legal né. Além disso, quando a primavera chegar e o calorzinho também, regue abundantemente – até que escorra água pelos furinhos do vaso ( lembre de eliminar a água que fica no pratinho embaixo do vaso, se você tiver um).

 

SOL

E o sol? As suculentas geralmente preferem bastante luminosidade, no mínimo 4 horas de sol por dia. Por isso janelas e áreas externas são as favoritas. Se você está pensando em manter sua suculenta no banheiro, agora é o momento de repensar isso. Ainda é legal lembrar que suculentas mais escuras normalmente precisam de menos sol, então uma meia sombra deixará elas muito felizes. Suculentas mais clarinhas ou com manchas esbranquiçadas fazem mais fotossíntese e, portanto amam um sol pleno.

 

ADUBAÇÃO DE SUCULENTAS

Agora é só correr para o abraço? Não tão rápido! Suculentas são plantinhas e nem porque elas gostam de um solo mais pobre significa que não precisam ser adubadas. Sim, você pode adubar suas suculentas, contanto que nunca exceda as instruções de diluição do adubo que você comprar. Por aqui nós gostamos muito do NPK 10-10-10, mas pode ser alguma variação deste. Importante também que você adube sua suculenta somente a cada três ou quatro meses, lembrando que adubo demais é ruim para sua plantinha e que não a adube durante o inverno, ok?

 

COMO COMBATER PRAGAS

Assim como todas as plantinhas, suculentas também sofrem com pragas. No nosso próximo texto vamos te ajudar a te livrar delas.

Para ler o texto CLIQUE AQUI.

 

Sucesso com suas suculentas e não deixe de compartilhar conosco registros de delas.

Até a próxima.

 


Veja mais dicas como essa no nosso canal do YouTube, acesse MANUAL DO JARDIM.