Sua suculenta está passando por problemas? Calma que aqui a gente te ajuda a dar um up na sua plantinha. Quando o assunto é pragas, nem as suculentas estão imunes, mas existem algumas dicas para que isso não ocorra mais. Vamos ver?

 

1. REMOVER FOLHAS SECAS NA BASE

É do processo natural das suculentas que algumas folhas na base venham a morrer, e é super importante que se removam elas uma vez que isso evita a proliferação de pragas.

 

2. COCHONILHAS E PULGÕES EM SUCULENTAS

Caso você identifique alguma dessas pragas na sua suculenta, existem vários métodos (caseiros e industriais) para exterminar com eles de vez. A gente sabe que tem muita dica aí na internet de caldas e misturas, porém o que vem funcionando para nós e é que nós usamos muito é o álcool isopropílico 50% ou 70% (isopropanol é outro nome para ele) que se encontra em farmácias. Além de não queimar as plantas ele mata até a cochonilha de carapaça que é super resistente. Aproveite e retire mecanicamente (com uma pinça ou cotonete) as cochonilhas da sua planta.
Importante, se você só encontrar álcool isopropílico 100%, dilua ele antes de aplicar na medida 350ml de álcool para 150ml de água.

 

3. MANCHAS PRETAS

Caso você encontre manchas redondas pretas nas suas suculentas, isso é sinal de fungo. Retire as folhas com as manchas, borrife álcool isopropílico, reduza as regas e aumente o sol e a ventilação dessa suculenta.

 

4. FOLHAS MURCHAS

Se sua suculenta estiver com folhas murchas, isso é um indício de excesso de umidade no substrato. Diminua a rega e aumente a exposição ao sol.

 

5. FOLHAS CAEM AO TOQUE

Se a tocar na sua suculenta as folhas caem, isso pode ser um indício de que caule ou as raízes estejam podres. Verifique se isso está acontecendo, corte as partes podres fora, borrife álcool isopropílico na parte cortada para cicatrizar (pode usar canela também) e espere dois dias para o replantio.

 

6. PONTOS BRANCOS

Caso você encontre pontos brancos na sua suculenta, não se preocupe. Estes são estruturas da planta que eliminam o sal. Não é uma doença e ainda ajuda a absorver a umidade e o gás carbônico.

 

7. COGUMELOS CRESECENDO NO MESMO VASO

Caso isso aconteça, significa excesso de umidade e matéria orgânica no seu substrato. Aumente a exposição ao sol e diminua a rega.

 

Quer aprender a como plantar e cuidar da sua suculenta? Nós elaboramos um texto com os principais cuidados que você deve ter com sua suculenta para que ela cresça saudável.

Para ler o texto CLIQUE AQUI.

 


Veja mais dicas como essa no nosso canal do YouTube, acesse MANUAL DO JARDIM.