Primeiramente, antes de responder como adubar orquídeas é necessário entender um pouco melhor o processo em si.

As plantas em geral precisam em torno de 14 a 17 elementos químicos para estarem saudáveis. Três deles são os mais importantes: O nitrogênio(N), o fósforo(P) e o potássio(K). Outros três necessários, porém em quantidade um pouco menor são o cálcio, o magnésio e o enxofre. Estes 6, devido a sua importância, são chamados de macro nutrientes.

Há também os micronutrientes, que são necessários em quantidades bem menores, como o boro, o zinco, o ferro, e o cobre.

 

Como adubar orquídeas – EM FUNÇÃO DO LOCAL DE PLANTIO

As plantas retiram esses nutrientes principalmente do solo. Mas as orquídeas plantadas em árvores também precisam desses nutrientes e como elas obtém se não estão plantadas no solo?

Acontece que as orquídeas em arvores estão geralmente fixadas em forquilhas, ou galhos mais largos, ou em alguma rachadura no tronco, onde naturalmente o material orgânico (folhas secas, frutos em decomposição, cascas, excrementos de animais, insetos mortos, etc) se acumula.  Esse material em decomposição fornecerá os nutrientes necessários para a orquídea.

Por outro lado orquídeas em vasos é um pouco diferente. Claro, se você tem seus vasos suspensos sob a copa de uma árvore, pode ter a certeza que um pouco dessa matéria orgânica está caindo neles. E isso é bom. Mesmo assim, talvez você precise ajuda-las com adubação extra.

 

Como adubar orquídeas – ADUBAÇÃO QUÍMICA

Se você tem seus vasos dentro de casa ou algum local que não ao ar livre, certamente a adubação será necessária. Então é aí que aparece o adubo químico muito conhecido: o NPK – Nitrogênio, Fosforo e Potássio. A combinação entre estes 3 elementos varia conforme a necessidade.

Para plantas adultas o ideal é NPK 18-18-18 ou NPK 20-20-20. Considere que sua planta adulta está saudável, e essa combinação é usada para manutenção, por isso a mesma quantidade dos 3 elementos.

Para plantas novas NPK 30-10-10. Veja que o Nitrogênio está em maior quantidade por que este é o elemento que as plantas necessitam em maior quantidade na fase de crescimento, pois é estimulante da brotação.

Na época da floração use NPK 30-10-10 ou NPK 10-30-20. Aqui você pode usar a primeira opção para deixar sua planta bem saudável e quando aparecer os primeiros botões, entrar com a segunda opção.

Como utilizar adubação química nas orquídeas?

Dilua o fertilizante em água, obedecendo a recomendação do fabricante, e borrife sobre as folhas. Evite aplicar o fertilizante nas horas mais quentes do dia.

E não adianta exagerar na dose pois o excesso será desperdiçado.

Siga sempre as recomendações do fabricante do fertilizante que escolher comprar. Se puder, evite o uso de água clorada para misturar com o fertilizante.

Importante ressaltar que as combinações citadas aqui para o NPK podem variar de um fabricante para outro. Vocês vão ver nas lojas por exemplo NPK 4-14-8 e NPK 10-54-10 e ambos são para estimular a floração. Então, sempre deem uma lida no rótulo.

Resultados da adubação química em orquídeas.

A adubação química facilita bastante nossa vida.
Quando a planta for adubada com um NPK com o percentual do nitrogênio(N) maior, as folhas se tornam mais verdes e robustas. Já a falta desse nutriente percebe-se pela redução no tamanho das folhas e pela cor verde-amarelada.

O fósforo(P) é responsável pela florada, bem como desenvolvimento de raízes. As plantas que recebem as doses certas de fósforo(P) tornam-se resistentes as doenças.

A combinação do fósforo(P) com o nitrogênio(N) torna a planta precoce e bela. A falta desse nutriente deixa as folhas avermelhadas.

O potássio(K), não menos importante, tem presença indispensável na seiva das plantas, principalmente por que ajuda a maximizar os efeitos da adubação.

E lembre-se: não exagere na dose.

 

Como adubar orquídeas – ADUBAÇÃO ORGÂNCICA

Todos já ouviram falar de adubo orgânico, inclusive dá para fazer em casa.

Esse adubo é proveniente da decomposição de material animal ou vegetal.

Podemos usar torta de mamona, farinhas, compostos que são vendidos nas lojas do ramo, porém, por vezes, esses compostos podem entupir a drenagem, dificultando a saída da água excedente.

Há também o esterco para fazer uma calda e com ela adubar suas plantas. Coloque esterco seco em um balde, que ocupe cerca de 5% desse balde, complete com água, e deixe em infusão por 10 dias. Tape com um pano para evitar que mosquitos se proliferem ali. Para regar suas plantas, dilua 10% de calda para 90% de água. Esta é uma ótima opção para usar nas orquídeas plantadas no chão.

E pensar que houve um tempo que a adubação orgânica era a única disponível. Hoje em dia temos mais recursos para nos auxiliar nessa jornada, nos poupando tempo e garantindo ótimos resultados.

Sempre busque conhecimento sobre as suas orquídeas e use com elas. Elas vão te agradecer com belas floradas.

 

 


Quer aprender mais a respeito do fascinante mundo das orquídeas? 

 

Nós preparamos vários textos dando dicas de como plantar e cuidar das orquídeas.

Para ler os textos CLIQUE AQUI.

 

Se você quiser preparamos uma galeria com fotos de diversas orquídeas (e outras plantas para jardim).

Para ver o álbum de imagens CLIQUE AQUI.

 

Também temos algumas sugestões de cursos a respeito de orquídeas.

Quem quiser se aprofundar no assunto é uma boa forma.

Para ver os cursos CLIQUE AQUI.