Manjericão é aquele tipo de planta que quando você começa a pesquisar a respeito percebe que há um universo a parte! Em linhas gerais, são mais de 60 tipos de manjericão. Eles variam em termos de tamanho, cor, formato da folha, cheiro, entre outras questões.
Para ver o vídeo CLIQUE AQUI.
No Brasil há algo em torno de 20 tipos.
Existem alguns que são mais comuns:
– manjericão normal.
– manjericão italiano verde.
– manjericão italiano roxo.
– manjericão roxinho.
– manjericão miúdo.
Mas há outros tipos de manjericão relativamente conhecidos:
– manjericão canela.
– manjericão anis.
– manjericão limão.
– manjericão cravo.
– manjericão tailandês.
O manjericão é tipicamente uma planta para condimento de comida, então a escolha por qual plantar é muito focada na questão pessoal de gosto e utilização.
Hoje em dia o manjericão que mais utilizamos aqui em casa é o italiano verde.
Ele tem um gosto pronunciado, mas menos intenso que o manjericão normal.
Ele tem uma vantagem muito interessante, além de ser utilizado para finalizar pratos, ele serve para tirar a acidez dos molhos. Normalmente quando um molho fica ácido se coloca um pouco de açúcar para equilibrar. A dica com o manjericão italiano é: antes de começar o molho, coloque um pouco de azeite e uma porção de manjericão picado, deixe ele dar uma leve fritada, após isso faça o molho normalmente, ele não ficará ácido.
Temos também o manjericão normal aqui em casa, como falei o gosto dele é um pouco mais pronunciado, usamos ele bastante para finalizar massas.
Outro tipo de manjericão que possuímos é o manjericão miúdo, ele tem cheiro intenso (menos que o normal) e tem uma estética muito bonita.
Eu particularmente, também planto o manjericão roxinho, mas como componente estético do jardim. Ele tem uma aparência muito bonita e se fecha muito bem, servindo como maciço.

Manjericão italiano

Manjericão roxinho

Manjericão miúdo
Quer aprender a plantar e cultivar manjericão?
Nós elaboramos uma série de textos a respeito do assunto.
Para ver CLIQUE AQUI.
Veja mais dicas como essa no nosso canal do YouTube, acesse MANUAL DO JARDIM.
Deixar um comentário