Tendo em vista a enormidade de variedades que temos a disposição, a forma como escolher suas orquídeas deve levar em consideração as cores, formas, perfumes, dificuldade, entre outros aspectos. Penso que o que deva prevalecer é o nosso gosto pessoal, mas há algumas questões que devem ser levadas em conta na hora da aquisição. Segue algumas regras para que você possa escolher sua orquídea e evitar a tristeza causada pela perda de uma planta.
Como escolher suas orquídeas – FLORES
Quando você chega para comprar suas orquídeas (seja em uma loja especializada, orquidário, floricultura, ou supermercado) sempre você verá muitas plantas com suas exuberantes floradas. Então, escolha aquela que você se interessou e faça um exame mais de perto. Como estão as flores? De preferência para as que estejam com as flores abertas e firmes.
Um bom indicativo é quando ainda há alguns poucos botões para abrir no mesmo ramo. Isso indica que a florada é recente. As flores podem durar de 2 dias a 30 dias, então dependendo da espécie que você escolheu, dá para ter uma base de quanto tempo ainda durarão. Se as flores já estão murchas, significa que a florada já está passando, e certamente você não terá mais tempo para apreciá-las em casa. Agora, se você mesmo assim pretende ficar com ela, peça um desconto.
Dica: ao comprar em orquidários você terá a ajuda de alguém especializado. E isso é bom.
Como escolher suas orquídeas – FOLHAS
Por vezes você verá belas flores, porém as folhas se apresentam murchas e enrugadas. Eu particularmente não compro e não recomendo. Ela pode estar apenas desidratada, mas não creio valer o risco.
Manchas amarelas podem significar queimaduras ou até mesmo alguma praga. Evite.
As manchas pretas também são um péssimo sinal. Pode ser fungos causados pelo excesso de umidade, e esse fungo se propaga rapidamente, então, nem pensar.
Aqui fica um dica interessante: sempre que levar uma orquídea nova para casa, deixe-a isolada das demais por cerca de 40 dias.
Como escolher suas orquídeas – RAÍZES
Sempre opte por orquídeas com raízes vistosas e vigorosas.
Raízes acinzentadas e secas não são um bom indicativo. Olhe a base da planta e você verá se raízes novas estão nascendo. Normalmente de ponta verde e brilhantes. Uma dica… dê uma mexida bem de leve na planta e verifique se ela está firme no vaso ou se mexeu um pouco… eu prefiro aquelas que estão mais firmes, pois indicam que estão a mais tempo nesse vaso.
Combinação perfeita
Folhas verdes e robustas, florada no início e raízes verdes e fortes.
Se não der para unir tudo, priorize folhas e raízes.
Dica de economia
Em floriculturas e supermercados, quando as orquídeas ficam sem flores, o preço costuma cair.
Seria interessante adquirir algumas nestas condições para aumentar a coleção e testar suas habilidades de orquidófilo/amante/colecionador.
Quer aprender mais a respeito do fascinante mundo das orquídeas?
Nós preparamos vários textos dando dicas de como plantar e cuidar das orquídeas.
Para ler os textos CLIQUE AQUI.
Se você quiser preparamos uma galeria com fotos de diversas orquídeas (e outras plantas para jardim).
Para ver o álbum de imagens CLIQUE AQUI.
Também temos algumas sugestões de cursos a respeito de orquídeas.
Quem quiser se aprofundar no assunto é uma boa forma.
Para ver os cursos CLIQUE AQUI.
parabéns
muito bom
adorei
ótimo artigo
perfeito
recomendo muito