Existem bastante detalhes a serem observados no cultivo da maçã. Separamos as principais questões que você precisa observar para saber como cultivar maçã da forma correta.

 

ONDE PLANTAR

É indicado plantar no chão? Sim
Tamanho da planta no chão? Pode chegar até 10 metros de altura.

Pode ser plantado em vaso? Não é indicado, pois mesmo podando e limitando a altura é indicado que a macieira alcance 3 metros de altura, o que demandaria um vaso muito grande.
Tamanho ideal do vaso? Precisaria ser um vaso grande em termos de largura e comprimento para que dê sustentação para a planta.
Tamanho da planta no vaso? Fazendo a poda para contenção, o ideal é que a planta tenha pelo menos 3 metros.

 

CLIMA IDEAL

Existem várias variedades de maças.
As mais produzidas no Brasil (a Fugi e a Gala) necessitam de climas frios (no mínimo 500 horas) e regiões altas para frutificar.
Existem outras espécies que se adaptam melhor a climas não tão frios, como é o caso da Eva que pode ser plantada na região sudeste.

 

COMO OBTER UMA MUDA

Você pode fazer via semente, mas vai levar pelo menos cinco anos para sua macieira iniciar a frutificação. Você pode fazer enxertia para acelerar o processo.
É possível fazer estaquia e alporquia na macieira, mas confesso que nunca fiz e não achei nenhum caso efetivo destes processos.
Como o objetivo aqui é ter apenas algumas macieiras no jardim/pomar o mais indicado é comprar uma muda já consolidada de um viveiro especializado. Você ganha tempo (ainda mais sendo enxertada), elimina os riscos da formação e tem certeza de que seu pé será potencialmente produtivo.
Se quiser fazer sua muda, nós temos um texto a respeito – CLIQUE AQUI.

 

QUANDO PLANTAR

Ideal plantar de junho a agosto.

 

CARACTERÍSTICAS DO SOLO

Desenvolve-se bem em solos argilosos ou argilosos/arenosos, com bom estrutura de drenagem.
Ideal que ele seja previamente adubado.

 

INCIDÊNCIA SOLAR

Ideal que tenha pelo menos 6 horas de sol.

 

IRRIGAÇÃO

Precisa de irrigação plena.
Em via de regra, a macieira consome bastante água.
Pode irrigar sempre que o solo não estiver húmido.
Cuidado para não manter encharcado, pois pode prejudicar as raízes e consequentemente a macieira.

 

QUANDO COLHER

Cada maça tem um período de colheita diferente, no texto sobre tipos de maçã a gente detalhou mais a respeito.

 

PODA

Existem algumas podas possíveis.

PODA DE FORMAÇÃO: se o seu objetivo é colher boas frutas em quantidade, é fundamental que nos primeiros três anos você faça podas para ajustar a estrutura do seu pé, caso contrario ele irá ficar muito alto e aglomerado tendo bem menos produtividade ou até mesmo não produzindo.
A maçã permite duas estruturas de formação.
Um caule central de 60 a 80 cm (com crescimento interrompido pela poda) e que forme galhos secundários lateralizados para que a planta abra em um formato de cálice. Estes galhos é que terão as ramificações que irão produzir, com isso a planta fica mais baixa e aberta, permitindo a entrada do sol em toda a planta e
Outro formato bastante interessante é o de trabalhar com o caule central, deixando assumir até 3 metros de altura e nele estruturar as ramificações que darão florada e frutificação. Além disso, esses galhos devem ser direcionados em arco para baixo.
Separei um vídeo do canal Plantar em Casa no qual o Sérgio faz apresentação do modelo: https://www.youtube.com/watch?v=AebV4j_h11A

PODA DE CONTENÇÃO: ao longo do tempo é importante manter um fluxo de podas que limitem a altura da sua macieira para que ela não ultrapasse os 4 metros, mantendo ela assim com uma altura adequada para colheita.

PODA DE MANUTENÇÃO: as podas de manutenção são a eliminação de brotos em locais não desejados (que vão atrapalhar o formato desenhado na poda de formação). Eliminação de eventuais galhos secos, galhos não produtivos, etc.

PODA DE DRÁSTICAS: se você tem uma macieira adulta e, depois de ver o vídeo da poda de formação, percebeu que o formato da sua planta está completamente errado, calma!
As vezes tem como ajustar através de uma poda mais drática, deixei mais um vídeo do Sérgio no canal Plantar em Casa no qual ele faz uma poda drástica para tentar reajustar
https://www.youtube.com/watch?v=7LyhiXXnkIc

 

OUTRAS CARACTERÍSTICAS DE COMO CULTIVAR MAÇÃ

FRUTIFICAÇÃO
A maior parte (as principais) variedades de maçã precisam de frio para quebrar a dormência e com isso frutificar.
Existem algumas variedades que se adequam ao clima moderado e ao clima mais quente.
Antes de plantar verifique qual das variedades é a mais indicada para o plantio em sua região.

POLINIZAÇÃO
A maiorias das espécies de maçã fazem polinização cruzada.
Ou seja, não se auto polinizam, elas não são capazes de usar o pólen de suas flores para fertilizar o próprio fruto.
Por isso, o ideal é ter mais de uma macieira junto e de variedades complementares.

RALEIO
Um pé de maçã bem cuidado, vai ter uma floração e frutificação cheia.
Em alguns casos é interessante fazer o raleio, ou seja, tirar algumas frutas em pontos em que há uma concentração muito grande.
Separei um vídeo técnico do canal da Epagri Vídeos a respeito do assunto, ele é direcionado para produtores em larga escala, mas ajuda a entender o processo e como utilizá-lo no seus pés.
https://www.youtube.com/watch?v=CIOujGxM3Ok

ADUBAÇÃO
Nos primeiros anos da macieira é indicado adubos nitrogenados para estimular seu crescimento.
Não há necessidade de adubos ricos em nitrogênio na planta adulta (com mais de três anos), pois o excesso do mesmo fará a plantar crescer em detrimento de uma maior eficiência em sua frutificação. Ele é importante, mas com parcimônia, adubos como estercos curtidos são ricos em nitrogênio.
Na fase adulta a macieira precisa preferencialmente adubos de fosforo e cálcio (este último é aplicação foliar).

 

 


Que tal dicas para você plantar e manter um pomar?

Nós preparamos uma série de textos mostrando as melhores formas de como plantar e cuidar dos mais diversos tipos de frutíferas.

Para ler os textos CLIQUE AQUI.

 


Veja mais dicas como essa no nosso canal do YouTube, acesse MANUAL DO JARDIM.